O QUE VOCÊS FIZERAM COM SOLANGE? (1972). Dir.: Massimo Dallamano.

 

NOTA: 10

 

what_have_you_done_to_solange_poster_01.jpg
O Que Vocês Fizeram com Solange?

 

Dentre os Gialli que já vi até agora, O Que Vocês Fizeram com Solange? (1972) é um dos melhores e um dos meus favoritos.

Uma história violenta de sexo, romance e suspense, como todos os filmes do gênero.

Basicamente, o que o torna diferente dos demais é a temática: boa parte da história acontece em uma escola feminina católica de Londres. Boa parte dos Gialli acontece em grandes cidades, principalmente na Europa.

Solange é um Giallo Clássico, com todos os elementos do gênero: o clima de mistério, a trama cheia de reviravoltas, a misoginia, a incapacidade da polícia em resolver os crimes, e principalmente, o assassino com as luvas de couro pretas.

A trama fala sobre uma série de assassinatos ocorridos em uma escola feminina católica em Londres. A polícia tenta solucionar o caso, mas não consegue. Resta então a um casal de professores tentar desvendar os crimes e descobrir a identidade do assassino.

Apesar de sua simplicidade, o filme consegue ser arrepiante em alguns momentos, principalmente aqueles envolvendo o assassino. Como em todos os filmes do gênero, vemos somente suas mãos enluvadas durante boa parte da trama. Porém, o que difere aqui é a maneira com que as cenas são filmadas. Os enquadramentos – praticamente em close – deixam as cenas de homicídio ainda mais assustadoras do que as de outros Gialli.

O filme marca a estréia de Camille Keaton no cinema, no papel da Solange do título, uma menina marcada por um trauma que a incapacitou psicologicamente. Anos mais tarde, a atriz protagonizaria A Vingança de Jennifer (1978), talvez o seu filme mais famoso, que recentemente, ganhou um péssimo remake, batizado de Doce Vingança. Camille dá um show de interpretação, assim como boa parte do elenco.

Outro destaque do filme é a trilha sonora, composta pelo mestre Ennio Morricone. Sem dúvida, é uma das melhores do compositor, e dá um toque dramático ao filme, com a presença de um coro feminino.

Como já mencionado, o Giallo é famoso por apresentar uma polícia ineficiente em praticamente todos os filmes, e aqui, isso é levado ao extremo, principalmente após a cena do parque de diversões.

O Que Vocês Fizeram com Solange? é um dos melhores Gialli de todos os tempos. Um filme arrepiante e maravilhoso. Um dos meus Gialli favoritos.

 

what_have_you_done_to_solange_poster_01.jpg
O Que Vocês Fizeram com Solange? (1972)

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s