
NOTA: 9.5
Sinopse:
Nos anos 20, o último descendente da linhagem dos De La Poer retorna para a casa de sua família. Após restaurá-la, ele começa a perceber coisas estranhas, como ruídos de dentro das paredes que chamam a atenção de seus gatos. Quando finalmente decide investigar o que está acontecendo, ele faz uma descoberta chocante e aterrorizante.
Escrito por Lovecraft nos anos 20, OS RATOS NAS PAREDES é um dos seus melhores trabalhos, e talvez um dos mais conhecidos fora do Ciclo dos Mitos de Cthulhu, ao lado de A Tumba e Herbert West Reanimator.
Com uma narrativa repleta de tensão e suspense, Lovecraft tem aqui uma historia sufocante, construída aos poucos, mas que consegue prender a atenção e provocar arrepios.
Considerado como uma rara excursão do autor ao terror gótico, Ratos pode, sim, ser considerado como tal, uma vez que apresenta elementos presentes nesse tipo de texto: a família com segredos, a atmosfera e a arquitetura do local da narrativa.
O que também o torna um texto surpreendente é a forma como é construído. Ao invés de revelar logo de cara o terror, Lovecraft primeiro nos leva ao passado da família De La Poer, uma família antiga, cercada de mistérios e segredos obscuros. Nos primeiros parágrafos, o personagem principal narra a historia de seus ancestrais, e não é uma historia boa: assassinatos, loucura, ligações com seres pagãos… Enfim, uma família repleta de esqueletos nos armários. Mas, nada disso impede o protagonista de querer descobrir o que está acontecendo e por que seus gatos, principalmente seu gato preto, Nigger-Man, estão agindo de forma estranha. A partir daí, Lovecraft leva seu protagonista ao inferno, de uma certa forma.
As cenas dentro do castelo são aterrorizantes, escritas com riqueza de detalhes, principalmente nos momentos finais da historia. Juro. Confesso que me imaginei naquele lugar junto com os personagens, o que de certa forma, aumentou minha sensação de claustrofobia. De fato, é possível sentir claustrofobia durante a leitura. E o final, é de cair o queixo.
Enfim, OS RATOS NAS PAREDES é um dos melhores textos de H.P. Lovecraft. Uma trama de terror genuína, com todos os elementos necessários para criar medo no leitor. Perfeito para uma noite de chuva.
Em 1993, o texto foi livremente adaptado no excelente Necronomicon – O Livro Proibido dos Mortos, antologia baseada nos textos do autor, no episódio “The Drowned”.
Em tempo: o texto original em inglês é igualmente assustador.
Um texto brilhante e assustador. Excelente.

- Resenha do filme Necronomicon (1993): NECRONOMICON, O LIVRO PROIBIDO DOS MORTOS (1993). Dir.: Vários.
- Resenha do conto A Tumba: A TUMBA (H.P. Lovecraft).
- Resenha do conto Herbert West Reanimator: HERBERT WEST REANIMATOR (H.P. Lovecraft).