A NOITE DO TERROR CEGO (1972). Dir.: Amando de Ossorio.

 

 

Cwe5bisXUAEdeSm.jpg

 

NOTA: 9.5

 

Sinopse:

Um grupo de amigos decide viajar até uma pequena cidade de Portugal. Porém, quando uma das garotas pula do trem, e passa a noite numa vila em ruinas, acaba despertando os Guerreiros Templários, mortos na Idade Média, pela prática de sacrifícios humanos. Preocupados, seus outros amigos decidem investigar, mas também tornam-se vitimas dos guerreiros zumbis.

 

 

A NOITE DO TERROR CEGO é um grande filme de zumbis. Lançado em 1972, é o primeiro filme da Quadrilogia dos Mortos Cegos, criada pelo diretor espanhol Amando de Ossorio.

E o que torna esse um grande filme é exatamente sua simplicidade. Realizado com um orçamento baixo, o filme é cheio de criatividade, principalmente envolvendo os zumbis. Ossorio conseguiu criar personagens ameaçadores que conseguem assustar qualquer um com facilidade. É sério.

Aliás, desde sua abertura, o filme tem como objetivo, provocar arrepios no expectador. Enquanto rolam os créditos, somos brindados com cenas de castelos e igrejas medievais em ruínas, ao som da música tema, que também contribui para o clima de horror. No entanto, após os créditos, o diretor leva a trama para um caminho um pouco mais “leve”, quase romântico, enquanto prepara o terreno para o horror.

 

tombsoftheblinddead-001

 

Como já mencionei na resenha de Os Meninos (1976), Terror Cego é construído aos poucos, em slowburn, o tipo de construção que me atrai muito, porque funciona muito bem, ao contrario dos filmes de hoje, que não têm paciência nenhuma em criar clima, e jogam tudo na cara do publico. Em outras palavras, um filme com essa estrutura lenta faz muita falta hoje em dia.

No entanto, apesar da trama redonda, existe um problema: a forma como Ossorio trata suas personagens femininas. Nos nossos tempos atuais de assedio e cultura do estupro e do feminicídio, o filme talvez nem seria feito, porque o cineasta faz questão de tratar suas mulheres como objetos sexuais, principalmente no ultimo ato, por conta de uma pesada cena de estupro no cemitério abandonado. Se fosse hoje em dia, tanto o filme quanto seu criador, seriam motivos de polêmicas e discussões.  

 

blinddead_tshot3l.jpg

 

blinddead_ctsshot3l

 

Tirando esse detalhe, o fato é que Ossorio criou uma pequena obra do terror, com clima gótico, interiorano e repleto de claustrofobia, novamente, presente no ultimo ato. E como mencionado acima, tudo funciona com maestria. Em vários momentos, Ossorio não faz uso de trilha sonora nos momentos de terror, o que contribui – e muito – para dar calafrios na espinha. Novamente, essa é uma técnica que faz falta no cinema de horror atual.

A respeito dos zumbis, digo o seguinte: desde que surgem pela primeira vez, eles conseguem meter medo. Com suas roupas sujas, crânios putrefatos, barbudos e sem olhos, são os melhores exemplos de zumbis dos anos 70. Mesmo estando mortos há anos, eles mostram que podem ser ameaçadores, cavalgando pelos campos, com espadas em punho, prontos para cortar e devorar – literalmente – suas vitimas. E como não possuem olhos, eles caçam suas vitimas pelo som, mais precisamente, da respiração e dos batimentos cardíacos; ou seja, ninguém está seguro se cruzar seu caminho.

 

blinddead_tshot1l.jpg

 

blinddead_rshot1l.jpg

 

Terror Cego é o primeiro filme da Quadrilogia dos Mortos Cegos. A primeira sequência, El Ataque de Los Muertos Sin Ojos, foi lançada no ano seguinte, devido ao sucesso de seu antecessor. O filme seguinte, El Buque Maldito, saiu em 1974, e o ultimo da serie, La Noche de Las Gaviotas, foi lançado em 1975. Todos os filmes foram escritos e dirigidos por Ossorio. Segundo o próprio diretor, um quinto filme seria produzido, mas não houve interesse dos produtores. Hoje em dia, a Quadrilogia dos Mortos Cegos é objeto de culto entre os fãs do cinema de horror.

Por muitos anos, permaneceu inédito no Brasil, até que foi lançado em DVD pela Versátil Home Vídeo, na excelente coleção Zumbis No Cinema, em versão restaurada com áudio original em espanhol.

 

3d-zumbis-no-cinema.jpg
Créditos da imagem: Versátil Home Vídeo

 

Enfim, A Noite do Terror Cego é um grande filme de terror espanhol. Um dos Filmes Mais Assustadores de Todos os Tempos. Um dos melhores filmes de zumbi.

 

tombs_of_blind_dead_poster_01.jpg
A Noite do Terror Cego (1972)

 

 

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s