POSTAGEM ESPECIAL – NOSFERATU 100 ANOS.

Ontem, NOSFERATU completou 100 anos de seu lançamento.

Marco do Expressionismo Alemão, este filme foi também a primeira adaptação do livro Drácula, de Bram Stoker, além de ser o primeiro filme de vampiro do cinema.

Até hoje, é considerado um Clássico do cinema, além de ter sido o responsável por introduzir vários clichês do Terror e do gênero de vampiro; e até hoje, é objeto de estudos em várias escolas.

Além de sua influência no gênero, o filme também foi marcado por uma polêmica de bastidores, visto que os realizadores não procuraram a viúva de Bram Stoker para obter os direitos de adaptação, o que a levou a entrar na Justiça e pedir a destruição das cópias; felizmente, várias cópias correram o mundo enquanto isso acontecia, o que permitiu que o longa sobrevivesse ao tempo e se tornasse o Clássico que é hoje, além de ser envolto em muitas lendas.

Ao longo dos anos, foi lançado em diversas mídias em formatos diferentes, visto a quantidade diferenciada de cópias disponíveis, mas, nos últimos anos, a Fundação Murnau restaurou o filme em sua versão integral, em versões tintadas, imaginadas pelo diretor; e além disso, circula pela internet com facilidade, principalmente no YouTube.

Em 1979, ganhou uma excelente reimaginação dirigida por Werner Herzog, que o considera o filme mais importante feito na Alemanha.

Um século após seu lançamento, Nosferatu é um filme inesquecível que abriu as portas para os vampiros e para o Conde Drácula no cinema.

Feliz 100º Aniversário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s